sábado, 1 de junho de 2013

Vocaloid

                                Tudo sobre o Vocaloid !

, Yô minna - sama ! (:
Então , essa é a minha postagem do dia , eu vou falar tudo sobre o vocaloid , para vocês . 
por quê ? eu vou falar sobre o Vocaloid , por que ele pode não ser um anime , mas são os perssonagens mais populares no mundo todo ! E vai ser um loonga postagen !
OBS : Algumas dessas informações , eu peguei de outros sites e misturei com minhas . 
Espero que gostem ><

                                   

Vocaloid é um software de síntese de voz atravéz de fonemas. Sua primeira versão foi lançada em 2003 pela divisão musical da Yamaha. O objetivo inicial do programa era servir como vocalistas de apoio para artistas caseiros, DJs e estúdios musicais.
Para funcionar o software requér bancos de vozes, que simplesmente são samples de uma pessoa , que quando lidas pela engine vocaloid, permitem mudar o pitch, o volume, a intensidade da nota, entre muitos outros aspectos.
A segunda versão do programa, lançada em 2007, permitiu melhoras consideraveis no poder de sintetização.
Em outubro de 2011 foi lançada a terceira versão do programa, entre seus diferencias encontra-se a portabilidade de vocaloid2 para vocaloid3, transições mais suaves de notas e uma interface mais aprimorada.


A Zero-G Corporation foi a primeiro empresa a desenvolver Voicebanks para Vocaloid ! os primeiros Voicebanks , foram Lola e Leon . 


Os dois são os primeiros Voicebanks "englêses" ,  ambos foram lançados em 2004 e receberam prêmios da NAMN . Depois das vendas dos softwares dos dois primeiros Voicebanks , a Zero-G decidiu enventar mais um Voicebank Feminino . O nome da vocaloid era Miriam , o nome foi em homenagem a uma cantora englêsa . Hoje , a Voicebank Miriam ainda é conciderada uma das melhores Voicebanks .
------------------------

             

Detalhes sobre os primeiros Vocaloids do Japão :
Em novembro de 2005 no Japão a Crypton Future Media lançou seu primeiro voicebank para vocaloid chamado Meiko. Ela foi a primeira a adotar um avatar. Sua voz foi reconhecida e bem aceita pela qualidade.
Logo após, em fevereiro de 2006, a mesma empresa lançou um vocaloid masculino chamado Kaito, que recebeu esse nome devido a fácil pronúncia e para combinar com a antecessora, Meiko.
As vozes de Meiko e Kaito foram escolhidas e programadas para soarem harmoniosas em dueto.


 A versão aprimorada do primeiro software foi lançada em 2007, juntamente com ela uma nova empresa chamada PowerFX lançou um voicebank chamado Sweet Ann, ela foi inicialmente destinada ao público indie e musicistas .
                                                          
                                                                                                                    

Em 2007 , a empresa Crypton lançou o primeiro Voicebank para VOCALOID2 .
Chamado Hatsune Miku , e ao lançar esse voicebank , a empresa decidiu lançar um pequeno perfil para Miku . Miku foi o maio sucesso de vendas que a história de Vocaloid já viu , a perssonagem gerou carros , roupas , jogos etc , dando uma franquia milionaria ! 

Miku Hatsune - Melody 
Veja uma musica da miku , abaixo ! 

                     


Depois , para fazer mais sucesso ainda , a Crypton lança mais 2 novos Voicebanks chamados Kagamine Len e Kagamine Rin , os irmãos gêmeos , mas a recepição deles foi ruim , deivido a alguns problemas com seus Voicebanks , 6 meses depois os irmãos foram relançados ! 
Zero-G volta ao mercado lançando uma vocaloid apropriada para a ópera chamada Prima. Devido a seu método de gravação, a limitação desse voicebank para outros gêneros musicais é alta, tornando-a imprópria para quase todos os outros gêneros.
Ainda no mesmo ano, a empresa japonêsa InternetCO lança um vocaloid baseado na voz do cantor popular chamado Gackt.
O próximo vocaloid a ser lançado segue a mesma linha dos outros vocaloids da Crypton, a voz chamada de Megurine Luka possui dois voicebanks, um em inglês e outro em japonês. Ela é a vocaloid mais popular entre os usuários ocidentais.
Seguindo a mesma linha de lançar voicebanks baseados em cantores famosos, a InternetCO lança um vocaloid baseado na voz de Megumi Nakajima , foi uma homenagem a ela , o nome do Voicebank é Megumi . Hoje é o segundo vocaloid mais popular.
Uma nova empresa chamada AHSoftware lança seus três primeiros vocaloids simultaneamente chamados Miki, Kaai Yuki e Kiyoteru Hiyama.
A PowerFX lança seu segundo vocaloid chamado Big Al, é muito bem recebido pelo público e se tornou o vocaloid inglês mais popular.
A Zero-G em 2010 lança Tonio , ele, assim como Prima , é um vocaloid apropriado para ópera .
Em uma parceria entre InternetCO e Avex , a cantora Yuri Masuda , grava uma vocaloid , o produto é lançado com o nome de Lily . Ela é considerada a pior vocaloid de lingua japonesa.
A própria Yamaha decide lançar um banco de voz de alta qualidade, eles contrataram a empresa BPlats e lançaram um voicebank chamado VY1, sem avatar, sua intenção inicial era dar ênfase ao músico e não ao vocaloid. VY1 ganhou aplicativos para iPhone e iPad .
O Proximo Voicebank é o mascote do programa infantil Hirake!, 
Gachapin ganhou foma de vocaloid e é vendido sob o nome de Gachapoid mas seu avatar tem o nome de Ryuto.
A Sanrio também aproveitou o momento para lançar um voicebank para uma de suas personagens do jogo: Hello Kitty to Issho!. Nekomura Iroha é produzida pela AHSoftware e é considerada uma das melhores vocaloids japonesas.
O próximo vocaloid a ser lançado se chama Utatane Piko, ele foi produzido pela Ki/oon Records, empresa parte da Sony Music.
O último voicebank para vocaloid2 é da Yamaha também, seguindo a mesma linha do primeiro lançamento, VY2 é a voz de um jovem, possuindo alta qualidade. Assim como VY1, VY2 também tem um aplicativo para iPhone/iPad.

     




VOCALOID3 é terceira versão do software, foi lançado em 21 de Outubro de 2011. A nova versão traz melhorias consideráveis na reprodução de áudio do software, possibilita a inserção de plug-ins e tem retro-compatibilidade com VOCALOID2.
Antes do lançamento do software houve um grande desentendimento de informações por parte do fandom sobre o que seria possível ou não dentro da engine. Muitos pensaram que apenas alguns vocaloids2 seriam importaveis, ou que o vocalistener estaria presente na engine. Porém muitas delas já foram exclarecidas.
É importante ressaltar que:

1. Vocaloid 3 não vem com Vocalistener
2. Há dois tipos de editores de Vocaloid3. O editor completo, vendido separadamente, e o TinyEditor, que vem junto a instalação de qualquer voicebank para vocaloid3.
3. Alguns vocaloids da 2 geração , foram ressaltados para a 3 . (ou seja , fazem parte da 2° e 3° geração ao mesmo tempo)

A melhoria mais significativa do novo editor foi a abertura de novos idiomas além do japonês e do inglês. Será possível criar voicebanks em chinês, espanhol e coreano.
Junto com o lançamento do VOCALOID3 , 8 voicebanks foram lançados simultaneamente : VY1V3, o mesmo voicebank da VY1 remasterizado para V3 , Mew , Sweet , Adult , Whisper e Power e SeeU (primeira vocaloid coreana) .

A nova engine estimulou o ingresso de diversas outras empresas para o ramo de vocaloid, e com isso novas formas de direcionamento foram adicionadas ao mercado, desde um apelo a cultura pop japonesa, com o lançamento de vocaloids como Aoki Lapis e Tone Rion, até a experimentação linguística de novos idiomas, como Clara e Bruno. VOCALOID foi ainda adotado como ação de marketing, com a criação da mascote da mascote da Lawson CO, Akikoloid-chan, que é um robo vocaloid da mascote da loja Akiko.

A próxima empresa a se movimentar foi a DearStage, lançando “Tone Rion”, uma vocaloid direcionada específicamente para o público otaku.
Enquanto isso. o ocidente se preparava para receber o primeiro vocaloid resultado de uma contribuição entre fãs e empresa, a PowerFX em parceria com a VocaTone lança um vocaloid feito por um grupo de fãs. Esse grupo se tornou a empresa conhecida como “Vocatone”. Oliver chegou ao mercado ainda durante o fim do ano.
As já experientes AHS e InternetCO também lançaram dois novos voicebanks na época de Natal, CUL, da InternetCO, sendo essa o mascote de um especial de TV chamado VocaloRevolution e Yuzuki Yukari, da AHS, com a principal vantagem de ter um voibank de VOICEROID, possibilitando a fala de um mesmo personagem, algo inédito até então.
No começo de 2012, Bruno e Clara, os primeiro vocaloids espanhois, chegam ao mercado com uma grande polêmica sobre as artes, elas eram de um estilo tradicional espanhol e causaram muito desgosto por parte do fandom, a Voctro Labs fez então um concurso para substituir as artes de ambos.

              

                                             
O voicebank mais bem sucedido da engine até o momento também chegou no início de 2012. Com o ingresso da 1st Place no mercado, lançando IA, a empresa conseguiu alavancar a popularidade do produto no Japão e estabiliza-la como um produto conhecido por todos.
Durante esse tempo entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, a InternetCO fez um marketing pesado em cima de seu principal produto, GUMI, e resolveram aposentar a venda do VOCALOID2 Megpoid, substituindo por um produto chamado “VOCALOID3 Megpoid Native”. Esse banco é uma regravação idêntica do banco de VOCALOID2 porém feita para o V3. Noboru, CEO da Internet CO, anúnciou que todos os VOCALOID2 da InternetCO ganhariam uma versão “Native” e eventualmente deixarão de ser comercializados.
A parceria entre o site de pesquisa Surfersparadise e o estúdio de animação Deen veio anúnciando que lançaria um vocaloid “feito por todos” desde Julho de 2011. O lançamento desse mascote, chamado de Aoki Lapis, aconteceu durante o primeiro semestre de 2012.
Seguido do lançamento de GUMI, a internetCO também lançou Lily V3, com dois voicebanks, um chamado “Native”, o equivalente da Lily V2 e o chamado “Lily V3″, um voicebank mais parecido com a dubladora, Yuri Masuda.
Além dos lançamentos regulares, a Yamaha vem tentando reviver ídolos antigos em vocaloid, através de um pedido da família de Hitoshi Ueki, a Yamaha está trabalhando num vocaloid denominado “Uekiloid” com a voz do cantor Ueki, falecido em março de 2007. A inciativa rendeu um CD chamado “The Legend of VOCALOID”.
Depois dos re-lançamentos de vozes ge GUMI, Gakupo e Lily, a InternetCO agora planeja a expansão V3 de Gachapoid e o lançamento de uma versão inglesa da GUMI.

Enquanto isso na China, o primeiro vocaloid chinês é lançado em Julho de 2012. Luo Tianyi chegou ao mercado e também aderiu a uma aproximação diferente de seu público, através de uma fábula onde Tianyi é enviada a Terra para trazer canções de alegria aos fãs de VOCALOID. Junto com ela, outros 4 personagens também vencedores do VOCALOID CHINA PROJECT fazem parte da gang, embora não sejam VOCALOIDs.

O recorrente interesse do resto do mundo a Hatsune Miku faz com que aos poucos os VOCALOIDs japoneses comecem a se espalhar ao redor do mundo. Embora a maioria ainda não possua suporte de vendas oficiais fora do Japão, iniciativas como a da Vocaloid-Store inglesa, da AHS ao exportar legalmente Yuzuki Yukari para a Alemanha e o desenvolvimento de bancos de vozes ingleses para alguns vocaloids (Hatsune Miku, Kagamine Rin e Len, KAITO, MEIKO e Gumi) mostram que as empresas estão cada vez mais interessadas em vocaloid não só como um fenomeno japonês mas sim como um fenômeno mundial.



Vocalods Privados
Existem alguns Vocaloids sem data de lançamento, são personagens no qual a empresa criadora adquiriu uma licença para só ela poder usar, os voicebanks privados até agora são: Akikoloid-chan – Lawson, Meaw – Starchild, Uekiloid – Yamaha, Metal Gear Zeke –  e o Project IF – Crypton.
Os vocaloid privados não são tão populares , e tambem não tem muitas musicas .
os Privados são bem simples 
VipperLoid
Vipperloid é o termo utilizado para descrever UTAUs lançados pelo Vip@2ch (um fórum
 japonês). Na maioria das vezes a principal característica desses Utaus é que são feitos para enganar os fãs, fazendo-os acreditar que são novos Vocaloids. 
Geralmente os Utauloids feitos pelo 2ch são extremamente conhecidos pelo fandom, sua principal personagem é a Teto, mas entre outros Vipperloids conhecidos temos Namine Ritsu, Yokune Ruko e Sukone Tei.

Fan-Made
FanMades são uma classe de personagens que tem a voz criada a partir da dos vocaloids. Assim como os UTAUs, o número de Fanmades é desconhecido. A principal diferença entre FanMades e UTAUs é que a voz dos Fanmades SEMPRE vem de vocaloids; enquanto esse proçedimento no UTAU (pegar a voz de vocaloids, pessoas famosas, ou qualquer voz alheia sem permissão) é proibido. É importante lembrar que:
-nenhum FanMade é vocaloid oficial. Foram todos FEITOS POR FÃS. Os únicos fanmades a serem reconhecidos com mascotes da Crypton foram: Yowane Haku, Akita Neru, Hachune Miku, Tako Luka e Sakine Meiko. Mesmo assim alguns não consideram elas 100% vocaloids já que não tem voz original, e sim derivada de outros vocaloids.

Genderbent
Significa troca de gênero. Em VOCALOID genderbent significa trocar o gênero do personagem, ou seja, criar uma versão do outro sexo de determinado vocaloid. Exemplo de gerderbent: USee, Kaiko, Hatsune Mikuo...



Apresentação de alguns VoiceBanks .

Genderbents
Mikuo Hatsune
Idade : 15
Vocaloid: Genderbent

 Kaiko
Idade : 16
Vocaloid: Genderbent

           Usee
Idade : 17
Vocaloid: Genderbent

        Meito
Idade : 19
Vocaloid: Genderbent

  Luki ou Luko
Idade : 20
Vocaloid: Genderbent

 Vipperloids
   Ruko
Idade : Mais ou menos 17
Vocaloid: VipperLoid

   Tei
Idade : Mais ou menos 17
Vocaloid: VipperLoid

    Teto
Idade : Mais ou menos 16
Vocaloid: VipperLoid

TetoRitsu
Idade : Mais ou menos 18
Vocaloid: VipperLoid








Nenhum comentário:

Postar um comentário